fbpx

Dúvidas Frequentes


A Hipnoterapia e Hipnose sempre geram muitas dúvidas e curiosidades. Aqui estão as dúvidas mais frequentes. Caso você tenha mais alguma outra dúvida, entre em contato com a Clínica Catarse! Teremos o maior prazer em atendê-lo!

A hipnoterapia oferece algum risco?

Não! A Hipnoterapia não tem nenhuma contraindicação e é um processo totalmente seguro.

Eu vou lembrar do que aconteceu na sessão?

Sim! A pessoa em hipnose está totalmente consciente de tudo que está acontecendo ao seu redor, inclusive, todos os sentidos ficam muito mais apurados, ou seja, a pessoa ouve, vê e sente muito melhor.

E se eu não voltar?

Isso nunca vai acontecer! Porque quando se está em hipnose, você não vai há lugar algum. Você permanece totalmente consciente e pode interromper o processo no momento que quiser.

Qualquer pessoa pode realizar este tratamento?

Sim! Todos podem ser hipnotizados, desde que não tenha problema ou deficiência mental na qual não consiga seguir as orientações.

Em que momento eu fico hipnotizado naturalmente?

O estado de hipnose é tão natural que nem percebemos quando acontece. Já aconteceu de você assistir um filme ou novela e sentir graça, medo, pena, raiva de algum personagem? Já aconteceu de você estar tão focado na TV, computador ou livro, e não ter ouvido outra pessoa te chamar várias vezes? Já aconteceu de você dirigir conversando com alguém ou ouvindo música e de repente perceber que já está quase chegando no destino ou não ter certeza se passou na velocidade certa no redutor de velocidade? Tudo isso é o seu piloto automático, o seu “transe”. Inclusive quando você anda na rua olhando o seu celular, você está acessando naturalmente este estado. Mas hipnose é só isso mesmo? Sim e Não. Esses são os chamados “transes” leves, precisamos deles no nosso dia-a-dia, caso contrário, o simples fato de caminharmos e ouvirmos músicas ao mesmo tempo, seria um grande trabalho a ser executado ao mesmo tempo. Na hipnose clínica, é feito um processo de aprofundamento, onde a pessoa passa de um estado leve para um estado profundo e sonambúlico.

Ser hipnotizado é igual dormir?

Não! Ao dormir, você relaxa o corpo, a mente e também desliga os cinco sentidos. Diferente da hipnose, onde você relaxa o corpo e mente, porém continua ouvindo e sentindo tudo que está a sua volta. A pessoa em hipnose pode inclusive (ainda em transe) abrir os olhos, observar tudo, sentir, falar, a até provar comidas.

É possível fazer regressão de idade?

Sim! Todas as lembranças e memórias da sua vida ficam guardadas no subconsciente, mesmo que você não lembre e não tenha conscientemente acesso a elas. Ao ser hipnotizado, você consegue acessar a essas memórias e revivê-las.

A hipnose é uma briga de mentes?

Não! O Hipnoterapeuta não “invade”, “briga” ou “domina” a sua mente em nenhum momento. Na verdade, toda hipnose é uma auto-hipnose, é você que se auto-hipnotiza, o Hipnoterapeuta apenas lhe auxilia no caminho, ele é um facilitador. Imagine que você está no caminho para ser hipnotizado e o hipnólogo é o seu GPS. Ele auxilia na caminho, mas não pode fazer por você.

O hipnoterapeuta/hipnólogo/hipnotista pode me forçar a fazer ou dizer algo que eu não queira?

Não! Este é um dos grandes medos e mitos que as pessoas têm. A pessoa em hipnose fica totalmente alerta, inclusive todos os sentidos ficam muito mais aguçados. A pessoa reage a tudo que o hipnólogo fala, e todas as sugestões podem ser aceitas, ou não. Se a pessoa achar que a sugestão afeta sua moral ou suas crenças ou que de alguma forma o subconsciente entenda como uma ameaça, a sugestão pode ser rejeitada. Por exemplo, se o hipnólogo solicitar para você “ficar nu”, “passar a senha do cartão”, “falar um segredo”, “pular do 5º andar”, por mais suscetível que você esteja, você saberá que é errado e não executará as sugestões.

Hipnose é algo místico? Ou tem alguma ligação com alguma religião?

Não! Hipnose é ciência! Não tem nada de místico e nenhuma ligação com nenhuma religião, credo ou culto.

Ficou com alguma dúvida?

WhatsApp